RÁDIOS
RÁDIOS

26 NOV 2025

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Início do Espectáculo: 21h00

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6

BILHETES / TICKETS

Mais informações em festivalfadobrasilia.com e bilhetes à venda aqui e na bilheteira do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Festival Fado chega à sua 15ª edição este ano, celebrando o centenário de Carlos Paredes, um dos mais importantes e influentes músicos portugueses do século XX. O Festival Fado Brasília chega à capital do Brasil no dia 26 de novembro com o concerto de Carminho.

Ao longo dos últimos 15 anos, o Festival tem sido a principal mostra de fado em âmbito internacional: uma experiência única, que explora o género musical em todas as suas dimensões e sensibilidades artísticas com presença na Europa, África, América Latina e Ásia. É também uma oportunidade de afirmação dos artistas portugueses e do género musical que é Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

À frente do festival, Carminho tem uma relação de longa data com o Brasil. Nas suas duas décadas de carreira, editou sete álbuns de estúdio e gravou ao lado de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte e Milton Nascimento. Em 2016, a fadista recebeu um convite da família Jobim para gravar Carminho canta Tom Jobim, com a banda que acompanhou o maestro nos seus últimos 10 anos de vida. Já o álbum Portuguesa, de 2023, incluiu uma colaboração com Marcelo Camelo em “Levo o meu barco no mar”. No ano passado, gravou dueto com Caetano em Os Argonautas, consolidando a sua ligação à música brasileira.

Com novo álbum na bagagem e diversos reconhecimentos internacionais, Carminho sobe ao palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães no dia 26 de novembro, às 20h30 para apresentar seu mais recente lançamento, “Eu vou morrer de amor ou resistir”. No mesmo dia, os guitarristas André Dias e Hugo Gamboias farão uma homenagem a Carlos Paredes, prestando tributo a um dos maiores ícones da música portuguesa.

PROGRAMAÇÃO
10h00 – Conferência, Universidade de Brasília – UNB – Auditório Departamento de Música
Conferência a cargo do músico André Dias, “Carlos Paredes e a Guitarra de Coimbra”. Será uma tertúlia informal e descontraída onde André Dias falará sobre a figura máxima da guitarra portuguesa de Coimbra, no ano do seu centenário.

11h00 – Filme, Universidade de Brasília – UNB – Auditório Departamento de Música
“Movimentos Perpétuos”, de Edgar Pêra (2006). Documentário dividido em 17 movimentos que, através de testemunhos e música, homenageia a vida e obra do músico Carlos Paredes (1925-2004).

19h00 – Exposição, Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto
“Asas sobre o mundo”

20h00 – Concerto, Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto
Concerto da cantora Carminho, uma das intérpretes mais reconhecidas da nova geração de fadistas.
Tributo Carlos Paredes (André Dias & Hugo Gamboias)

Toda a programação do festival pode ser consultada em festivalfadobrasilia.com

Completando 15 edições desde o seu início em Madrid, em 2011, o Festival Internacional de Fado, intitulado nesta edição “100 anos Carlos Paredes” (em homenagem ao centenário do excecional guitarrista português), promove o fado — e, por consequência, a língua e cultura portuguesa — em 20 cidades de 14 países da Europa, Ásia, África e América Latina.

No seu todo, a programação do Festival de Fado oferece uma experiência rica e diversificada que celebra a música, a cultura e o legado de Carlos Paredes, um dos grandes mestres da guitarra portuguesa.

O Programa Comemorativo do Centenário de Carlos Paredes resulta da parceria entre o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa Cultura, através do Museu do Fado.

Onde Ficar



Booking.com

Subscreva aqui à newsletter!

Adicione um endereço de e-mail válido
Esse endereço já está em uso
The security code entered was incorrect
Obrigado pela inscrição!