RÁDIOS
RÁDIOS
FESTIVAL FADO CABO VERDE – TERESINHA LANDEIRO
11 Setembro 2025
Auditório Nacional Jorge Barbosa
Início do Espectáculo: 19h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadocaboverde.com e bilhetes à venda na bilheteira do Auditório Nacional Jorge Barbosa.
11 SET 2025
Auditório Nacional Jorge Barbosa
Início do Espectáculo: 19h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadocaboverde.com e bilhetes à venda na bilheteira do Auditório Nacional Jorge Barbosa.
De 11 a 13 de setembro de 2025, a cidade da Praia acolhe, pela primeira vez, o Festival Fado Cabo Verde, uma das maiores celebrações internacionais deste género musical português, agora com palco no Auditório Nacional Jorge Barbosa.
O Festival Fado chega à sua 15ª edição este ano, trazendo uma homenagem ao centenário de Carlos Paredes, um dos mais importantes e influentes músicos portugueses do século XX.
Esta primeira edição em Cabo Verde traz como grande destaque a jovem fadista Teresinha Landeiro, que apresenta ao público cabo-verdiano o seu mais recente álbum, “Para dançar e para chorar”, num concerto muito especial marcado para o dia 11 Setembro. Com uma carreira sólida apesar da juventude, Teresinha tem vindo a afirmar-se no panorama do fado contemporâneo como intérprete e compositora, pisando palcos de referência como o Centro Cultural de Belém, a Casa da Música, e festivais internacionais na América Latina e Espanha.
Com o seu estilo marcante e inovador, a artista cruza o fado com influências do pop e do folclore, sem perder a essência tradicional. O álbum que traz à Praia inclui colaborações com António Zambujo e o brasileiro Jota.pê, explorando novas sonoridades e consolidando a sua identidade artística.
Na Praia, além dos concertos, a programação integra também cinema com o documentário “Movimentos Perpétuos”, de Edgar Pêra, e um concerto/ conferência, conduzida pelo guitarrista Bernardo Couto, na Embaixada de Portugal em Cabo Verde.
Ao longo de três dias, o Festival oferece ao público cabo-verdiano uma viagem pela alma do fado e uma oportunidade de celebrar a língua e a cultura portuguesa, em diálogo com o nosso património musical e afetivo.
O Festival de Fado em Cabo Verde conta com apoios e parcerias da Presidência da República de Portugal, Ministério do Turismo de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Lisboa Cultura Museu do Fado, Ministério da Cultura de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa, 100 anos Paredes, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas.
Completando 15 edições desde o seu início em Madrid, em 2011, o Festival Internacional de Fado, intitulado nesta edição “100 anos Carlos Paredes” (em homenagem ao centenário do excecional guitarrista português), promove o fado — e, por consequência, a língua e cultura portuguesa — em 20 cidades de 14 países da Europa, Ásia, África e América Latina.
No seu todo, a programação do Festival de Fado oferece uma experiência rica e diversificada que celebra a música, a cultura e o legado de Carlos Paredes, um dos grandes mestres da guitarra portuguesa.
O Centenário de Carlos Paredes resulta da parceria Ministério da Cultura de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa Cultura, através do Museu do Fado.
PROGRAMA
11 Setembro
19h00 – Concerto – Teresinha Landeiro
Auditório Nacional Jorge Barbosa
Auditório Nacional Jorge Barbosa
12 Setembro
19h00 – Exibição do documentário “Movimentos Perpétuos” de Edgar Pêra
Embaixada de Portugal em Cabo Verde
13 Setembro
19h00 – Conferência | Concerto – Bernardo Couto
Embaixada de Portugal em Cabo Verde
Embaixada de Portugal em Cabo Verde