RÁDIOS
RÁDIOS
FESTIVAL FADO RIO DE JANEIRO – CARMINHO
23 Novembro 2025
Vivo Rio
Início do Espectáculo: 20h30
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadoriodejaneiro.com e bilhetes à venda aqui e na bilheteira do Vivo Rio.
23 NOV 2025
Vivo Rio
Início do Espectáculo: 20h30
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadoriodejaneiro.com e bilhetes à venda aqui e na bilheteira do Vivo Rio.
O Festival Fado está de regresso ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com uma homenagem ao centenário de Carlos Paredes, um dos mais importantes e influentes músicos portugueses do século XX e a voz inconfundível de Carminho, num concerto único no Vivo Rio. O festival terá lugar no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 23 de novembro, reunindo um espetáculo musical, uma conferência, uma mostra de cinema e uma exposição.
Ao longo dos últimos 15 anos, o Festival tem sido a principal mostra de fado em âmbito internacional: uma experiência única, que explora o género musical em todas as suas dimensões e sensibilidades artísticas tendo presença em na Europa, África, América Latina e Ásia.
É também uma oportunidade de afirmação dos artistas portugueses no mundo todo, capturando a atenção de públicos distintos.
À frente do festival, Carminho tem uma relação de longa data com o Brasil. Em duas duas décadas de carreira, lançou sete álbuns de estúdio e gravou ao lado de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte e Milton Nascimento. Em 2016, a fadista recebeu um convite da família Jobim para gravar “Carminho canta Tom Jobim”, com a banda que acompanhou o maestro nos seus últimos 10 anos de vida. Já o álbum “Portuguesa”, de 2023, incluiu parceria dela com Marcelo Camelo em “Levo o meu barco no mar”. No ano passado, gravou dueto com Caetano em “Os Argonautas”, consolidando seu vínculo com a música brasileira.
Com novo álbum na bagagem, Carminho sobe ao palco do Vivo Rio no dia 23 de novembro, às 20h30 para apresentar seu trabalho mais recente. Ainda antes, às 20h, os guitarristas André Dias e Hugo Gamboias farão uma homenagem a Carlos Paredes, prestando assim tributo a um dos maiores ícones da música portuguesa.
Além dos concertos, o público poderá conferir no Vivo Rio a exposição “Asas sobre o mundo”, sobre a vida e obra de Carlos Paredes. A mostra reúne fotos e documentos que ilustram a trajetória pessoal e profissional do artista. A abertura será no dia 23, às 19h.
A programação do Festival inclui também duas atividades no Real Gabinete Português de Leitura. No dia 21 de novembro, às 16h, André Dias apresentará uma conferência dedicada à maestria de Carlos Paredes, explorando a sua técnica inovadora, a sua capacidade de emocionar através da música e o seu impacto no fado e na cultura portuguesa.
Outro destaque é a exibição do documentário “Movimentos Perpétuos”, de Edgar Pêra. Trata-se de uma homenagem à vida e à obra de Carlos Paredes através de testemunhos, imagens de arquivo e a narração do próprio guitarrista. A apresentação dele no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em 1984, é o ponto de partida para histórias de prisão, resistência e sucessos, através de relatos marcados pela simplicidade e pela paixão.
14h00 – Cinema: Filme “Movimentos Perpétuos”, de Edgar Pêra
16h00 – Conferência de André Dias: Carlos Paredes e a Guitarra de Coimbra
23 de novembro no Vivo Rio
19h00 – Exposição “O Fado e a Liberdade”
20h00 – André Dias e Hugo Gamboias / Tributo a Carlos Paredes
20h30 – Carminho