RÁDIOS
RÁDIOS
FESTIVAL FADO SÃO PAULO – CARMINHO
24 Novembro 2025
Cultura Artística
Início do Espectáculo: 21h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadosaopaulo.com e bilhetes à venda aqui e na bilheteira do teatro Cultura Artística.
24 NOV 2025
Cultura Artística
Início do Espectáculo: 21h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadosaopaulo.com e bilhetes à venda aqui e na bilheteira do teatro Cultura Artística.
Um evento multicultural que celebra o melhor da tradição portuguesa está de regresso ao Brasil. O Festival de Fado chega à sua 15.ª edição este ano, trazendo uma homenagem ao centenário de Carlos Paredes, um dos mais importantes e influentes músicos portugueses do século XX. No dia 24 de Novembro, o festival realiza-se em São Paulo, na Cultura Artística, reunindo espectáculo musical, conferência, cinema e exposição. A grande atracção do evento é a cantora Carminho, que lança esta sexta-feira o novo single “Balada do país que dói”.
“O fado é identidade, património e emoção. É Portugal no seu estado mais puro”, afirma a cantora.
Ao longo dos últimos 15 anos, o Festival tem sido a principal mostra de fado a nível internacional: uma experiência única que explora o género musical em todas as suas dimensões e sensibilidades artísticas. Já passou por cidades da Europa, África, América Latina e Ásia. É também uma oportunidade de afirmação dos artistas portugueses no mundo, cativando públicos diversos.
À frente do festival, Carminho mantém uma relação de longa data com o Brasil. Em duas décadas de carreira, lançou sete álbuns de estúdio e gravou ao lado de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte e Milton Nascimento. Em 2016, a fadista foi convidada pela família Jobim para gravar “Carminho canta Tom Jobim”, com a banda que acompanhou o maestro nos seus últimos dez anos de vida. Já o álbum “Portuguesa”, de 2023, inclui uma parceria com Marcelo Camelo em “Levo o meu barco no mar”. No ano passado, gravou um dueto com Caetano em “Os Argonautas”, consolidando o seu vínculo com a música brasileira.
O Festival de Fado São Paulo começa às 17h com a exposição “Asas sobre o mundo”, dedicada à vida e obra de Carlos Paredes, no Foyer da Cultura Artística. A mostra reúne fotografias e documentos que ilustram o percurso pessoal e profissional do artista. Às 17h30, será exibido o documentário “Movimentos Perpétuos”, de Edgar Pêra – uma homenagem à vida e obra de Carlos Paredes, através de testemunhos, imagens de arquivo e narração do próprio guitarrista. Às 19h, o guitarrista André Dias dará a palestra “Carlos Paredes e a Guitarra de Coimbra”.
A noite é reservada aos concertos. André Dias se une a Hugo Gamboias em uma homenagem a Carlos Paredes às 20h30.
Hugo Gamboias e André Dias prestam tributo ao centenário de Carlos Paredes
E, finalmente, às 21h, Carminho apresenta seu mais recente trabalho, encerrando o Festival.
Completando 15 edições desde o seu início em Madrid, em 2011, o Festival Internacional de Fado, intitulado nesta edição “100 anos Carlos Paredes” (em homenagem ao centenário do excecional guitarrista português), promove o fado — e, por consequência, a língua e cultura portuguesa — em 20 cidades de 14 países da Europa, Ásia, África e América Latina.
No seu todo, a programação do Festival de Fado oferece uma experiência rica e diversificada que celebra a música, a cultura e o legado de Carlos Paredes, um dos grandes mestres da guitarra portuguesa.
O Programa Comemorativo do Centenário de Carlos Paredes resulta da parceria entre o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa Cultura, através do Museu do Fado.