RÁDIOS
RÁDIOS
FESTIVAL FADO SEVILHA – TRIO ALVORADA
31 Outubro 2025
CaixaForum Sevilla
Início do Espectáculo: 19h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadosevilha.com e bilhetes à venda na bilheteira do CaixaForum Sevilla.
31 OUT 2025
CaixaForum Sevilla
Início do Espectáculo: 19h00
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6
Mais informações em festivalfadosevilha.com e bilhetes à venda na bilheteira do CaixaForum Sevilla.
Sevilha acolhe, entre 29 e 31 de outubro, o Festival Fado Sevilla 2025, um encontro único com a música e a cultura portuguesas, que terá lugar no Consulado-Geral de Portugal e no CaixaForum Sevilha, com os concertos de Bernardo Couto e Sofia Ramos, e do Trio Alvorada. Esta edição presta homenagem a Carlos Paredes, um dos maiores nomes da música portuguesa, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, com uma programação que inclui exposição, conferências, cinema e concertos.
De 29 a 31 de outubro, Sevilha junta-se à celebração do Festival Internacional de Fado, considerado um dos maiores eventos dedicados à cultura portuguesa a nível mundial. Este ano, a programação reflete a tradição, a memória e a modernidade do fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade.
PROGRAMA
Quarta-feira, 29 de outubro | Consulado-Geral de Portugal
20h00 – Concerto de Bernardo Couto e Sofia Ramos
Um recital intimista de voz e guitarra que percorre as raízes clássicas do fado até novas interpretações. Couto, mestre da guitarra portuguesa, junta-se à voz emergente de Ramos, numa fusão entre tradição e contemporaneidade.
Quinta-feira, 30 de outubro | Consulado-Geral de Portugal
18h30 – Conferência de Ivan Dias: Carlos Paredes: a arte de ser português com génio e assombro. O cineasta e produtor português apresenta o seu trabalho sobre Artur e Carlos Paredes, figuras centrais da guitarra portuguesa.
19h30 – Projeção do documentário Movimentos Perpétuos, de Edgar Pêra, um retrato audiovisual da vida e obra de Carlos Paredes.
Sexta-feira, 31 de outubro | CaixaForum Sevilha
19h00 – Concerto do Trio Alvorada
O trio presta homenagem a Carlos e Artur Paredes através da guitarra portuguesa, evocando a nostalgia e a beleza da Coimbra que inspirou a sua obra. Formado por António José Vicente Pereira Lopes, Ricardo Jorge das Neves Dias e Pedro Nuno Pereira Lopes.
De 29 a 31 de outubro | Consulado-Geral de Portugal
Exposição Asas sobre o mundo
Completando 15 edições desde o seu início em Madrid, em 2011, o Festival Internacional de Fado, intitulado nesta edição “100 anos Carlos Paredes” (em homenagem ao centenário do excecional guitarrista português), promove o fado — e, por consequência, a língua e cultura portuguesa — em 20 cidades de 14 países da Europa, Ásia, África e América Latina.
No seu todo, a programação do Festival de Fado oferece uma experiência rica e diversificada que celebra a música, a cultura e o legado de Carlos Paredes, um dos grandes mestres da guitarra portuguesa.
O Programa Comemorativo do Centenário de Carlos Paredes resulta da parceria entre o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa Cultura, através do Museu do Fado.